Natal - A história do Papai Noel

A imagem do suposto “bom velhinho” é inspirada no bispo de Mira, “São Nicolau”, que ajudava algumas pessoas fazendo doações secretas. Daí também surgiu a ideia do “amigo oculto”. Os gregos e latinos comemoravam o dia de São Nicolau em 6 de dezembro, segundo a Enciclopédia Britânica. 
 


A Revista Gente Nova agora está de "casa" nova!!

Todas as matérias digitais da revista estão com muito mais estilo e variedade em uma nova página.





Notícias 38 - 12 de novembro de 2012

A barba branca e as roupas vermelhas foram criadas pelo pintor Thomas Nast, pois originalmente as vestes eram verdes.

O símbolo do Papai Noel foi difundido pela Coca-Cola, que não foi a criadora, mas se aproveitou das novas cores do velhinho para promover sua campanha de natal.

Hoje, os rituais de natal prevaleceram, mas não se diz cultuar abertamente os deuses que deram origem à data. Por isso, a sociedade contemporânea mantém um símbolo para sustentar esses rituais. Até Jesus tem sido dispensado do seu “suposto nascimento” para dar lugar ao Papai Noel como pivô da festa, pois ele é um símbolo que cativa as crianças e agrada à todos. Se o natal fosse mesmo a comemoração do aniversário de Jesus, não precisaria de Papai Noel como personagem pra festa, certo?

Muitas pessoas nem sabem mais porque se comemora o natal, para elas importa dar e receber presentes e reunir a família para um jantar. A grande questão é que os símbolos estão lá, e eles não perderam o significado original. 


Confira outras matérias sobre o tema: 

Natal - Não foi o dia em que Jesus nasceu 
Natal - Guirlanda - Por que fazer?
Natal - Por que se comemora em 25 de dezembro? 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!